Big Belas Band

 
big belas band.png

A Big Belas Band da Unespar, Campus de Curitiba I - EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná) é formada por alunos e ex-alunos dos seus diversos cursos. Alunos da Graduação em Música (Bacharelado em Instrumento, Licenciatura em Música, Composição & Regência); dos cursos de Extensão (Formação Musical II e III) e da Pós-Graduação em Música – Especialização.

O repertório da Big Belas Band concentra-se em músicas brasileiras (bossa-nova, sambas e outros), músicas internacionais (jazz e blues) e vem também fomentando a composição dos alunos e professores da instituição.

Os principais objetivos da Big Belas Band são divulgar a Unespar-EMBAP como uma das escolas de música mais respeitadas do Brasil, disponibilizar aos alunos a linguagem de execução em conjunto desta formação típica chamada de Big Band, fomentar novas composições e arranjos para esta formação, promover a integração dos cursos através da prática em conjunto da Big Band, difundir o rico repertório de músicas brasileiras e internacionais de altíssima qualidade que pertencem à Big Band.

O grupo vem participando dos diversos movimentos culturais da cidade de Curitiba e do Estado do Paraná realizando concerto nos principais eventos Municipais e Estaduais como por exemplo: Oficina de Música de Curitiba (2012); Festival de Música de Cascavel (2013 e 2014); Festival Internacional de Música de Francisco Beltrão (2014); Concerto em Homenagem ao Museu Paranaense; Concerto no Museu Oscar Niemeyer; Concerto no Teatro Guaria em benefício dos Servidores da Prefeitura Municipal de Curitiba; Corrente cultural de Curitiba; Concerto para os associados do Rotary Club de Curitiba; Concerto em Campo Mourão na Universidade Estadual do Paraná Unespar – campus IV; Concerto na Escola Estadual João Paulo I em Curitiba; Concerto na Associação Comercial do Paraná, etc. Em março de 2017 o grupo realizou seu primeiro registro em CD intitulado “Big Belas por ela mesma”.

A Big Belas Band segue a formação tradicional composta por: quatro trompetes, quarto trombones, cinco saxofones (sendo: dois altos, dois tenores e um barítono), piano, guitarra, baixo e bateria.

 
músicaAndrea Malanski