Clan Mac Norse - Música Nórdica

 
 
clan-baixa-88.jpg
 

A banda curitibana Clan Mac Norse, formada em 2011, apresenta a música tradicional das regiões nórdicas, a Escadinávia (Dinamarca, Suécia e Noruega) e Finlândia. A origem do nome é bem especial, de nome gaélico e escandinavo, Clan (família), Mac (filho), Norse (nórdico), filhos da família nórdica, em homenagem a uma abadia com denominação semelhante: Clonmanoise, situada próxima ao Rio Shannon, no condado de Offaly, na Irlanda.

A música tradicional dessas regiões é rara, especialmente aqui no Brasil, devido ao fato de possuirmos poucos imigrantes nórdicos em comparação aos outros povos que contribuíram na colonização de nosso país.

Os instrumentos musicais mais típicos são: violino, Jew's harp (ancestral da harmônica de boca), kantele (saltério báltico), nyckelharpa (espécie de violino chaveado, tradicional da Suécia), bandolim, flautas de diversos tipos, harpa céltica e mountain dulcimer.

Há ritmos que são originais e exclusivamente nórdicos como hopsa, hambo, engelska, maanitus, kakkuri, halling, snoa, ganglat, entre outros.

A Clan Mac Norse é composta pelos músicos:

Carlos Simas, multi-instrumentista e professor com mais de trinta anos de experiência, graduado em licenciatura em música pela Unespar.

Marco Borgonhoni, formado em arquitetura e integra a banda Confraria da Costa.

Gustavo Toscan, formado em licenciatura em música pela Faculdade de Artes do Paraná. É professor de acordeon, produtor e músico da banda Gaiteiros de Lume de música céltica.

Gabriel Rodrigues é fotógrafo e músico, formado em design gráfico pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente cursando Bandolim com o professor Renan Bragatto e LEM no Conservatório de MPB de Curitiba.

 
Amanda Sanchesmúsica nórdica, música